sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

Com que piso eu vou??? (parte 1 - cerâmicas e porcelanatos)


Há alguns dias a Vanessa e eu fomos convidadas pela Mosarte para participarmos de uma palestra sobre revestimentos. Nós que não somos bobas nem nada fomos correndo e pegamos algumas dicas para compartilhar com vocês!! :)
Nós no showroom da Mosarte

Tipos de revestimentos:

- cerâmico: é um revestimento muito comum e mais antigo que o porcelanato. Se forem esmaltados, eles terão classificação PEI que vai de 0 a 5 indicado a resistência do esmalte ao desgaste. Devido ao processo de fabricação pode apresentar maior variação principalmente com relação ao tamanho, por isso as juntas entre as peças (chamado rejunte) precisa ser maior, para corrigir essas diferencinhas.

- porcelanato: o porcelanato é um tipo de revestimento cerâmico inventado na Itália e muito comum atualmente. Possui um processo de fabricação mais complicado que o da cerâmica e o resultado são peças mais homogêneas tanto com relação à tonalidade como com relação ao tamanho além de possuírem um brilho vitrificado e maior resistência à abrasão. Os porcelanatos podem ser esmaltados ou técnicos, sendo que, o técnico é uma massa única sempre da mesma cor e com o desgaste ele pode até riscar ou lascar mas sua cor nunca vai mudar. Já os esmaltados recebem uma camada de esmalte que contém corantes que é o vai dar a cor ao material.

Rejunte: o porcelanato permite um rejunte menor entre as peças, mas também não é para exagerar hein! Ele precisa ter no mínimo 2mm de distância entre as peças senão você poderá comprovar o que é dilatação de um material quando eles começarem a se amontoar um por cima do outro! Já a cerâmica comum precisa de cerca de 5mm de rejunte! E rejunte sempre na cor do revestimento!!!

Porcelanato retificado e polido - Projeto: Débora Aguiar 
O que é retificado? A diferença entre retificado e bold está nas bordas. Os retificados são bem retinhos e por isso permitem um melhor alinhamento entre as peças. As peças "bold" possuem a borda abaulada (arredondada) então não deixa aquele aspecto "lisinho" no chão ou parede.

Riscos: superfícies brilhantes estão mais propensas à riscos, independente do PEI dela. Portanto cuidado com aquela areia (quartzo) que fica por toda parte na obra e só instale o porcelanato quando o local estiver limpinho.

Tamanhos e tipo de instalação: dica quente: formatos maiores ampliam o local!!! A superfície fica menos recortada e isso cria um efeito mais homogêneo. Instalar revestimentos na diagonal deixa o ambiente menor, pois o ambiente não fica homogêneo além de desperdiçar mais material na hora do corte. O ideal para ampliar os ambientes menores é manter a uniformidade dos pisos, tanto com relação a tonalidade quanto ao tipo de instalação.

Cores: preto e branco sempre vão mostrar mais a sujeira, fato! O preto "diminui" os ambientes enquanto o branco "amplia". As cores claras dão um aspecto fantástico mas requer limpeza constante.

Som: superfícies brilhantes e de textura polida refletirão mais a luz e o som!! Opte por utilizar tapetes espessos para abafar o som onde isso seja necessário.

Porcelanato pode manchar? Siiim. Quem poderia acreditar que um piso tão lisinho e brilhante é capaz de manchar, não é mesmo? Mas sim porcelanato pode manchar. Ele é como a nossa pele, de longe não conseguimos ver os poros abertos mas eles estão ali, prontinhos para absorver o que não deveriam!!!! Mas nem tudo está perdido, hoje existem porcelanatos com nanotecnologia (aliás hoje existe nanotecnologia pra tudo né) ou super glossy que é um selante que impermeabiliza o porcelanato tampando os poros!

Onde instalar: porcelanatos ou cerâmicas são lindos para áreas sociais e molhadas. Em áreas íntimas prefira pisos "quentes" pois o porcelanato pode deixar o local muito frio no inverno além de deixar o quarto com cara de casa de praia (se a casa for realmente na praia, ok!).


Espero que gostem das dicas!

Até breve :)

Abraços

Fontes:
http://ceusa.virtualiza.com.br/br/faq.php?i=31#pergunta31
http://casaeimoveis.uol.com.br/tire-suas-duvidas/arquitetura/quais-as-diferencas-entre-ceramicas-e-porcelanatos-como-escolher.jhtm
http://oazulejista.blogspot.com/2011/03/todo-porcelanato-polido-mancha.html


2 comentários:

O Azulejista disse...

Olá pessoal da Bertolinolozzano.
Sou Franz Rezende editor do site O Azulejista.
Fiquei muito feliz de ver parte de nosso post integrar uma matéria de vocês,pois mostra a seriedade e credibilidade de nosso trabalho.
Para qualquer outra ajuda estamos a disposição.
Um abraço a todos.

Bertolino Lozzano Arquitetura disse...

Obrigada Franz, o trabalho de vocês é realmente muito bom e nos ajudou muuuuito! Parabéns pelo trabalho! Abraços