quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

Cuidados na vistoria do "apê" novo


Há algumas semanas fomos acompanhar um casal de clientes na 1ª vistoria do novo apartamento. Esse momento é sempre de muita euforia e alegria mas antes de sair por aí cantando "hoje é festa lá no meu apê" fique atento a alguns detalhes antes de assinar o "de acordo".

  1. Abra e feche todas as portas. Confira se o vão fica completamente fechado. Também é importante verificar se as portas, guarnições e batentes não estão danificados e as maçanetas estão sem riscos e firmes. 
  2. Confira todos os revestimentos cerâmicos e observe se as peças estão com a mesma tonalidade e tamanho, se estão alinhadas, se não existem peças mais profundas que as outras e se não existem peças lascadas. Caso encontre algum dos defeitos acima, liste-o e solicite a troca. 
  3. Leve as plantas da construtora e confira se constam todas as tomadas e pontos de iluminação indicados e se estão devidamente sinalizados e instalados. 
  4. Abra e feche todas as janelas. E não esqueça de verificar o estado dos vidros e vedações. 
  5. Confira o acabamento de pintura tanto do apartamento como da fachada. Verifique se não existem manchas e trincas. 
  6. Confira todas as bancadas. Passe a mão debaixo para ver se não existem lascas, e verifique de perto para não deixar passar trincas e quebras. Além disso fique atento as emendas e exija que elas estejam bem acabadas. Não aceite peças trincadas. 
  7. Verifique o acabamento dos rodapés de varandas. 
  8. Verifique o alinhamento dos pontos de iluminação, principalmente se você não estiver pensando em colocar forro. 
  9. É comum entregarem a área de serviço sem janela, confira o estado do contra marco, se não está amassado ou fora do prumo da parede. Isso dificulta a instalação da janela posteriormente. 
  10. Abra todas as torneiras e verifique se não estão entupidas ou vazando. 
  11. Dê descarga em todas as bacias sanitárias e verifique se não estão entupidas ou vazando. Também observe se as bacias estão devidamente rejuntadas. 
  12. Verifique o estado de todas as louças e metais. Não aceite peças com riscas, trincas ou amassados. 
  13. É muito importante conferir o nível dos pisos. Se possível jogue um pouco de água no chão dos banheiros, varandas e boxes e verifique se estão escorrendo para o ralo. Essa é maneira mais fácil de verificar o nível das áreas molhadas. 
  14. Confira também a altura do contrapiso, em relação as baguetes das portas. Mas o que é isso? Se você observar, verá que nas portas dos banheiros existe um pedaço de pedra que fica justamente onde a porta pára quando está fechada, esse pedaço de pedra chama-se baguete. Ela deve ser cerca de 2 cm mais alta que o piso do banheiro para que a água não escorra para o piso dos quartos. O piso das áreas secas (quartos e living) são entregues apenas no contrapiso, que é um piso de acabamento grosso mas nivelado. Esse piso também deve ser cerca de 2cm mais baixo do que a baguete para que na hora de instalar o piso dos quartos esse fique rente a altura da baguete ou próximo a essa altura.
No site do ZAP imóveis existe um videozinho simples e rápido sobre vistoria. 


E claro, contratar um arquiteto ou um engenheiro pode te ajudar a economizar muito no futuro!!!

Abraços


Fontes:
http://www.zap.com.br/revista/imoveis/ultimas-noticias/assista-no-zap-como-realizar-a-vistoria-do-novo-imovel-para-evitar-problemas-20090831/
http://www.lanferarquitetura.com/2011/03/vistoria-tecnica-para-recebimento-de.html


Nenhum comentário: