domingo, 10 de junho de 2012

Como usar: tapetes!!!

Para aquecer, para conectar espaços, para absorver o som, criar uma direção enfim mais que simplesmente decorar o tapete tem diversas funções. Mas seu uso é sempre cercado de muitas dúvidas e para acabar com o medo de usar tapetes separamos umas dicas quentes para vocês, espero que gostem! Bjs =)

Foto via Casa de Valentina
Living: Há quem diga que quanto maior melhor, que o ideal é que todos os móveis estejam dentro do tapete. Fica lindíssimo não há dúvidas, mas esse é o ideal para quem tem grandes espaços. Para quem tem espaços (e orçamento) menores, o ideal é deixar uma parte do tapete avançando para dentro e para as laterais do móveis, cerca de 30 cm, caso não tenha mesa lateral. Caso tenha mesa lateral o ideal é que ela fique dentro do tapete. Há ainda outra possibilidade, segundo Miriam Gurgel, professora do Senac. Em seu livro Projetando Espaços ela dá a dica de deixar o tapete dentro da área dos móveis de maneira simétrica, podendo passar a linha dos móveis ou estar alinhadinho com eles. Essa maneira de usar o tapete facilita a manutenção pois toda a área do tapete fica exposta o que facilita a limpeza.





Projeto de Roberto Migotto
Tapete delimita todo o espaço do living - ideal para grandes áreas

Projeto Dado Castello Branco #soufã

Nesse projeto de um apê pequenininho, José Ricardo Basiches conseguiu colocar todos os móveis
do living/home theater debaixo do tapete que começa quase alinhado com o móvel do home. Show!!

Tapetes redondos: muito usado para quartinhos de criança mas a verdade é que, se você gosta, acha que tem sua cara e quer encarar a proposta, use no seu living ou onde achar mais legal!!! 

Projeto via Casa Claudia 

Quartos: normalmente o tamanho do tapete do quarto deve seguir o alinhamento do criado mudo, ou seja, terminar na mesma linha que termina o criado mudo, isso deixa o ambiente mais conectado. A dica é sempre buscar um alinhamento! Mas caso não tenha esse alinhamento, tente reservar cerca de 60 a 70cm para as laterais da cama. O tapete pode ficar debaixo do criado ou começar avançando de 15 a 20cm pra frente dele, o que você preferir. Dica quente: muitas lojas fazem tapete sob medida e para quartos é até possível fazê-lo em formato de "U" para evitar desperdícios, já que a maior parte do tapete fica debaixo da cama!!!

Projeto de Renata Florenzano

Sala de jantar: se você vai usar tapete na sala de jantar o ideal é que todas as cadeiras fiquem dentro da área do tapete mesmo quando estiverem sendo usadas. 

Projeto de Alessandra Pires - A1 Arquitetura
Fontes:
Casa de Valetina | Casa e Jardim 

Nenhum comentário: