quinta-feira, 23 de agosto de 2012

Com que piso eu vou??? Pisos de madeira, laminados e carpete de madeira

Um grande dúvida na hora de escolher um piso "quente" para casa é qual a diferença entre piso de madeira, laminado e carpete de madeira? Bom vamos começar então pelo clássico piso de madeira!!!

Piso de madeira:

Eu acredito que tudo que é natural é também atemporal e mais bonito, e isso vale para a madeira. Por anos a madeira vem sendo amplamente utilizada nos pisos de residências ao redor do mundo e não é a toa. Esse piso é utilizando, principalmente, em quartos, closets e living devido ao seu conforto térmico. A madeira, mesmo quando o tempo está bem frio, não fica gelada. Além disso, esse piso, trás uma grande sensação de aconchego, que proporciona maior bem estar durante o tempo dentro do ambiente.

A madeira pode ser encontrada em diversas formas: assoalho (tábuas) de diferentes larguras e comprimentos; tacos que possuem grande variação de dimensões e o parquet. O piso de madeira é constituído por madeira natural e como consequência as peças podem sofrer grande variação de tonalidade. Portanto nunca espere que seu piso vá ficar todo com a mesma cor!

Um dos pontos mais decisivos na hora de optar por esse piso é o tempo de instalação. O piso de madeira após instalado precisa de cerca de 2 a 3 semanas para se acomodar no local. Durante esse período ele sofre grande variação de dilatação e retração e por isso não é possível fazer o acabamento. Finalizado esse período, que pode variar de acordo com a indicação do fabricante, é necessário lixar e aplicar um verniz. Após a aplicação do verniz, ainda é necessário esperar cerca de 72 horas para cobrir o piso e voltar a trabalhar, se for o caso, ou pisar e colocar os móveis. Além disso, o piso de madeira é sempre mais caro que seus concorrentes "industriais".

O piso de madeira pode ser uma boa opção para quem pode investir e para quem pretende revender o apartamento futuramente pois agrega mais valor ao imóvel. Além disso, o piso de madeira é bem resistente e pode ser lixado e envernizado por algumas vezes caso precise ser renovado.

Na hora de escolher verifique a resistência da madeira junto ao fornecedor. Existem madeiras lindas mas que não são tão resistentes. As madeiras mais duras são mais resistentes mas nem sempre é o tom que queremos. Por isso, antes de comprar, pergunte sobre a resistência, a altura da peça, quantas raspagens ela resiste, se possui características especiais que devem ser observadas e o que mais achar necessário.

Piso pronto: Além do piso convencional de madeira, existe também no mercado o chamado piso pronto, que como o nome diz, já vem pronto e não necessita de raspagem e verniz. Ele é ideal pra quem quer o piso de madeira mas não tem tempo a perder e também para quem tem pouca altura de contrapiso. Contudo, esse piso não é calafetado o que deixa sempre um pequeno vinco entre as peças. Esse piso aceita menos raspagem que o piso de madeira maciça. Normalmente, esse piso, é um pouco mais caro que o piso de madeira convencional. E muito importante: veja e compare antes de comprar!!!

Essas fotos são de duas obras realizadas por nós: no primeiro caso, utilizamos piso de madeira
cumaru convencional. No segundo utilizamos piso pronto perobinha. 

Carpete de madeira e piso laminado

O carpete de madeira é, basicamente, uma lâmina de madeira natural colada sobre uma base de MDF, compensado ou aglomerado. Esse piso é bem fino e sua instalação é rápida e simples. Para instalação desse piso, é instalada antes uma manta e sobre essa manta é feita a instalação do piso tipo macho e fêmea. Nas bordas o rodapé arremata o piso e evita que ele saia do lugar.

Piso laminado linha Durafloor linha
studio by Durafloor
O piso laminado, é bem semelhante ao carpete de madeira no que se refere a instalação a diferença na realidade fica por conta do acabamento superior. Enquanto no carpete é utilizado uma lâmina de madeira natural, no piso laminado é utilizado um revestimento chamado laminado melamínico, mais conhecido como "Fórmica". Essa fórmica imita padrões de madeira e existem diversas opções no mercado de acabamentos.

A durabilidade é maior do que a dos carpetes de madeira, por causa do laminado e do acabamento do laminado (um processo chamado overlay, mais durável que o verniz do carpete de madeira), porém menor do que a do piso de madeira. As questões de ruído persistem, com algumas melhoras. Outra característica do piso laminado é que em todo encontro com porta é necessário se colocar um acabamento, tipo soleira mas apenas debaixo da parada da porta, para que o piso possa se movimentar sem problemas.


Fontes: Casa e Imóveis Uol | Clique facil

Nenhum comentário: