quinta-feira, 27 de março de 2014

Fique por dentro: nova norma para reforma de imóveis!!!

A partir do dia 18 de abril de 2014 toda reforma de imóvel, desde a mais simples até a mais complexa, precisa obedecer a nova norma publicada pela ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) NBR 16280:2014 - Reforma em edificações - Sistema de gestão de reformas – Requisitos - elaborada pelo Comitê Brasileiro da Construção Civil.

Em resumo a norma é um roteiro de procedimentos que devem ser observados antes, durante e depois da obra. Os profissionais da área da construção civil e a sociedade em geral estão celebrando mais essa conquista pois afinal essa norma vem de encontro ao anseio de muitas pessoas pois seguindo esses procedimentos podemos minimizar os riscos e também o amadorismo, oferecendo à população serviços com mais qualidade e segurança visando proteger a vida que é nosso o maior patrimônio. 

Por ser uma norma, e não uma lei, não haverá fiscalização mas as pessoas que não cumprirem os procedimentos podem ser multadas. Apesar de não ser o ideal não podemos deixar de dizer, e acreditar, que estamos avançando em um dos setores mais artesanais da economia e por esse motivo tão perigoso e arriscado. Por isso a importância de observarmos esses procedimentos para segurança tanto de quem constrói quanto do usuário que irá ocupar o espaço.

Junto com a NBR 15575/2013 - Desempenho das edificações habitacionais - juntas, as normas são uma grande ajuda para a sociedade que pode cobrar cada vez mais que os profissionais dessas áreas se especializem e se profissionalizem, em muitos casos, para atender ao mercado cada vez mais criterioso e exigente que ter qualidade e segurança sempre!!!

No site da Globo é possível também ver o trecho da reportagem falando um pouco mais sobre o assunto.

Mais informações consulte:

Nenhum comentário: