Desde que descobri que os blogs de arquitetura, decoração e design são ótimas fontes de inspiração e pesquisa resolvi compartilhar também um pouquinho do meu dia a dia como arquiteta. E para inaugurar o blog pensei em escrever sobre o que mais me perguntam por aí: "Qual a diferença entre um arquiteto, um engenheiro e um decorador?"
Na prática, o ARQUITETO é quem concebe o espaço ou remodela o espaço existente. Baseado na necessidade e desejo do cliente, ele estabelece as características do projeto, analisando fatores externos além de zelar pelo cumprimento das leis e normas dos órgãos reguladores da construção como Prefeitura, Vigilância Sanitária, Bombeiros e outros. Além disso, o ARQUITETO possui muito conhecimento em planejamento de interiores, já que isso é fundamental para a concepção da maioria dos projetos. Por isso, muitas vezes, o arquiteto além de estruturar o espaço como um todo cuida também da concepção do mobiliário, layout e decoração, sendo hoje, muito comum sua atuação nessa área.
O ENGENHEIRO é quem viabiliza a concepção do projeto desenhado pelo arquiteto. “Ele se encarrega de viabilizar estruturalmente o projeto, calculando as partes da estrutura, como os pilares e vigas, além de dimensionar as instalações elétricas, hidráulicas e sanitárias. Para isso existem vários tipos de Engenheiros, como os eletricistas, civis, sanitaristas e muitos outros.”
Para ser arquiteto ou engenheiro é necessário ter curso superior e o diploma devidamente reconhecido pela entidade reguladora do ensino, MEC. E para atuar na profissão é preciso estar registrado junto ao CREA.
A principal diferença entre DECORADOR, ARQUITETO e ENGENHEIRO começa na regulamentação da profissão. A profissão de DECORADOR, assim como a de DESIGNER, é reconhecida pela Classificação Brasileira de Ocupações – COB – mas para ser um decorador uma pessoa não precisa ter nenhum curso específico, basta ter bom gosto. Já um DESIGNER DE INTERIORES possui um curso superior e especialização na atividade que escolheu, mas nem o DECORADOR nem o DESIGNER podem “atuar na parte construtiva de uma edificação, nem em cálculo estrutural, nem na elétrica e/ou na hidráulica.” “Em outras palavras, podemos dizer que estes profissionais não devem alterar paredes de lugar ou trocar pontos de luz e água sem que exista um responsável técnico por isso", ou seja, um engenheiro ou arquiteto responsável por essas mudanças.
De um modo geral, podemos dizer que o arquiteto é quem concebe o espaço, é ele que diz a forma que o espaço terá de acordo com a necessidade do cliente. O engenheiro por sua vez, executa esse projeto cuidando de toda a parte de infra-estrutura. O designer de interiores atua na concepção de layouts e mobiliário para ambientes existentes e o decorador atua combinando móveis, cores, tecidos e objetos.
Agora que você sabe um pouco mais sobre a diferença entre as profissões pode escolher o profissional mais adequado para a sua empreitada.
Boa sorte!
Abraços
Fontes:
http://normativos.confea.org.br/downloads/0218-73.pdf
http://www.grupochapeco.com/blog/estudiodearquitetura/arquiteto__engenheiro_ou_decorador
http://www.mtecbo.gov.br/cbosite/pages/regulamentacao.jsf;jsessionid=DCA948974D1DD7565CDAF15AED0695FA.lbroutef121p006#d
Fontes:
http://normativos.confea.org.br/downloads/0218-73.pdf
http://www.grupochapeco.com/blog/estudiodearquitetura/arquiteto__engenheiro_ou_decorador
http://www.mtecbo.gov.br/cbosite/pages/regulamentacao.jsf;jsessionid=DCA948974D1DD7565CDAF15AED0695FA.lbroutef121p006#d