sexta-feira, 20 de julho de 2012

Espantando o frio!!!


Com esse friozinho nada como uma lareira para espantar o frio!!! Além de aquecer o ambiente ela ainda traz muito charme pra qualquer ambiente. Ótima para juntar os amigos para horas de conversa bebendo um bom vinho e também aquecer as noites mais românticas. Deu vontade?
Siiiiim \o/\o/\o/ 

Então veja a diferença entre os tipos de lareira e escolha a mais adequada para o seu cantinho!!!

Lareira a lenha:
A lareira a lenha é o tipo mais antigo e primitivo de se aquecer. Desde que o homem descobriu o fogo, ele vem se aquecendo usando uma "fogueirinha". O sistema evoluiu, claro, hoje ninguém com algum juízo na cabeça, faz uma fogueira dentro da sala, talvez dentro do banheiro como meu irmão fez quando tinha 5 anos de idade (e quase botou fogo na casa)!!!

O mais importante dessa lareira é ter um duto de exaustão (chaminé) que, nada mais é, que uma coifa para tirar o gás carbônico e fumaça, produzido durante a queima, de dentro do ambiente e assim não matar ninguém sufocado. Além disso, o ideal é fazer a área da queima da madeira com tijolo refratário, igual aos de churrasqueira. Também é importante ressaltar que, lareiras a lenha, costumam soltar pequenos pedacinhos em chamas, que pipocam da madeira, nada muito grande mas sempre proteja a frente da lareira e evite deixar tapetes muito perto do fogo. 




Lareira a gás:
"Usam gás GLP (botijão de cozinha) ou gás natural. A grande vantagem desse tipo de lareira é que elas não fazem sujeira nem fumaça, como as lareiras a lenha, por isso dispensam o uso da chaminé. É necessário ter um ponto de gás no local que você escolheu colocar a lareira, que deverá ser feito por um profissional especializado. Ele já deve estar pronto na hora em que o técnico for instalar a lareira.
Fique atento se a lareira que você comprou ou está pensando em adquirir possui sistemas de segurançaregulamentados pela ABNT na NBR 13.103, para evitar acidentes. Certifique-se de que ela possui uma válvula que corta o fornecimento de gás caso a chama apague, evitando que o gás se espalhe pelo ambiente. Verifique ainda se o produto possui um sistema que mede a quantidade de gás carbônico no ambiente e desliga automaticamente quando a quantidade desse gás for considerada imprópria para a respiração.

Existem dois modelos para esse tipo de lareira. Um deles é o linear, que vem com pedras vulcânicas colocadas sobre os queimadores. Essas pedras retêm o calor sobre o equipamento mantendo a temperatura do ambiente por muito mais tempo. Para instalar uma lareira desse modelo, é necessário fazer uma caixa de concreto ou alvenariapara acomodar os queimadores.Outro modelo é o que usa lenhos de cerâmica refratária, que possuem um ótimo rendimento térmico. Esse modelo já vem com uma grelha que pode ser apoiada sobre qualquer superfície."



Lareira virtual:
"Nós encontramos também as lareiras virtuais ou digitais, que funcionam como um aquecedor, porém com todo charme feito em 3D que simula uma lareira convencional.

Elas podem ser embutidas na parede ou penduradas como quadro, possuem sistema de segurança, controle de temperatura e até ajuste de iluminação."


Lareira com biofluido:
As lareiras da Ecofireplaces funcionam com biofluido, fornecido por eles, e não produzem fumaça, resíduos inalantes nem cheiro. Segundo o fabricante, a emissão de CO² é baixíssima, sendo menor que o equivalente à nossa respiração. Funciona colocando o biofluido no queimador e encostando uma chama próximo a ele. Para desligar, é só tampar o queimador.

Para quem tem pouco espaço e não quer fazer uma super estrutura, essa é sem dúvida uma excelente opção, pois ainda por cima pode ser móvel, ou seja, dependendo do lugar que for instalada, você pode levar para o terraço ou deixar dentro de casa!!!


Fontes: Santa Fe Travelers | Blog Portobello | Ecofireplaces | Casa Abril | Construflama | Houzz

Nenhum comentário: